Canal do Saber - Soluções Educacionais

Espaço dedicado à produção de informações em Educação a Distância (EAD), com ênfase à graduação, pós-graduação e extensão; apoio ao aluno, elo entre universidade e estudante, referência em geração de conhecimento.

Universidade, Centro Universitário e Faculdade: quais as diferenças?


universidade

Muitas pessoas confundem ou até mesmo não sabem a diferença entre Universidade, Centro Universitário e Faculdade. Mas, você sabia que essa diferença pode impactar diretamente na sua vida profissional?

A princípio, toda instituição de ensino é cadastrada como faculdade. Porém, para chegar a ser considerada uma universidade ou centro universitário, ela deve seguir algumas exigências.

Entenda as diferenças:

 

1) Faculdade

 

A principal característica desse tipo de instituição de ensino superior é que normalmente elas trabalham apenas uma pequena área do saber, ou seja, são focadas na saúde, negócios ou humanas, por exemplo.

Além disso, ela não tem autonomia para criar planos de ensino e, sempre que desejar abrir um novo curso, deverá pedir autorização ao Ministério da Educação – MEC.

Sobre a formação dos professores, neste caso, a exigência mínima é que eles sejam formados em uma pós-graduação lato sensu.

 

2) Centro Universitário

 

Diferente das Faculdades, os Centros Universitários normalmente trabalham com mais campos do saber e têm autonomia para criar cursos e planos de ensino. Porém, o que os difere das Universidades são as exigências do quadro de professores.

Nesse caso, apenas um quinto dos docentes devem ser contratados em período integral e um terço deles devem ser Mestres ou Doutores.

 

3) Universidade

 

Segundo o MEC, para uma instituição de ensino ser considerada Universidade, ela deve estar com as atividades do tripé ensino, pesquisa e extensão em perfeita sintonia. E, assim como no Centro Universitário, deve ter um terço dos seus docentes formados em um mestrado ou doutorado.

Porém, já que a dedicação para projetos de pesquisa, ensino e extensão deverá ser maior, a exigência é que ao menos uma terça dos professores estejam trabalhando em tempo integral. Por isso, se você deseja ser um pesquisador, o ideal é que você estude em uma universidade.

Outro quesito que diferencia uma universidade das outras instituições de ensino é a exigência mínima de quatro programas stricto sensu (mestrado e pelo menos um doutorado) de excelente qualidade.

 

Mas, você sabe a diferença entre ensino e extensão?

 

As atividades de melhoria que tiveram origem em uma discussão/ reflexão da comunidade universitária interna sobre o processo de ensino – aprendizagem são consideradas projetos de ensino.

Já para ser considerado um projeto de extensão, ele deve contar com a presença da comunidade externa, um coordenador e um aluno. Como exemplo, podemos citar os escritórios modelo dos cursos de Direito e os consultórios universitários de psicologia .

Agora que você já sabe a diferença entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade, está na hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens de estudar em uma universidade a distância.

Mas, lembre-se: além de escolher em qual tipo de instituição você quer estudar, não esqueça de pesquisar no site do MEC se ela está de acordo com a legislação brasileira.

Boa sorte na sua procura e conte sempre conosco!


Categorias: Artigos

Tags: , ,