Canal do Saber - Soluções Educacionais

Espaço dedicado à produção de informações em Educação a Distância (EAD), com ênfase à graduação, pós-graduação e extensão; apoio ao aluno, elo entre universidade e estudante, referência em geração de conhecimento.

Relação aluno x professor na EaD


aluno-professor-ead

Cada vez mais a tecnologia vem quebrando barreiras na nossa sociedade. Skype, e-mail e até mesmo as redes sociais são algumas das plataformas que potencializaram e estreitaram as relações de pessoas em lugares completamente diferentes do mundo. E, com o estudo a distância, isso não é diferente.

O espaço virtual de aprendizagem é uma ferramenta de extrema importância para o aluno de EaD (que estuda online), principalmente por ser a fonte de conhecimento e ponto de contato com as pessoas envolvidas no curso. Porém, só a tecnologia não é suficiente para garantir a qualidade do ensino superior a distância, ela deve estar aliada a um professor de qualidade.

E, quando o assunto é ensino a distância (EaD), os conceitos e abordagens pedagógicas são diferentes dos presenciais. Por isso que, ao contrário do que muitos possam imaginar, o papel do professor no EaD é ainda mais imprescindível para o sucesso dos alunos.

Ele será responsável por múltiplas funções, que também incluem mostrar o caminho dos estudos, dar referências e, principalmente, tirar todas as dúvidas dos alunos. E, apesar da autonomia dada pelos cursos online à distância, essa relação ainda existe e continua sendo fundamental. Por isso, o conhecimento só será completo se a relação entre aluno e professor for saudável e contínua.

Mas, para que essa relação seja saudável, o professor deve deixar de lado aquele antigo padrão de detentor único do conhecimento, passando então a ter um novo papel no aprendizado de seus alunos.

 

Novo papel do professor

 

Com a facilidade do acesso à informação e a independência que os estudantes de ensino a distância têm, é natural a mudança do papel do professor dentro de sala de aula. Hoje ele não é mais o detentor único do conhecimento, mas sim um facilitador desse processo, ou seja, tanto aluno quanto professor são receptores e emissores das informações.

Neste tipo de situação, o professor deverá conhecer mais sobre a realidade de cada aluno e atuar instigando não só a discussão aluno/professor, mas também a discussão entre os próprios alunos. E essas discussões também são fundamentais para instigar o pensamento crítico e não só aquela famosa “decoreba”…

E, mesmo que isso ocorra também no ensino presencial, foi o início da popularização do ensino a distância, aliado ao avanço das tecnologias e do uso da internet com seus chats, fóruns, webconferências e outras ferramentas, que potencializaram essas mudanças.

 

Relação com mais profissionais no processo de aprendizagem além do professor

 

A educação a distância não é uma atividade que consegue ser exercida sozinha. Por trás do professor ainda existe um tutor, gerentes, analistas, designers, toda uma equipe multidisciplinar que irá garantir a qualidade de ensino.

Se você tiver alguma dúvida relacionada à ferramenta, pode contar com os tutores. Se a sua dúvida é relacionada ao conteúdo do curso, pode contar com o professor. E, se você quer discutir algum assunto no momento em que está estudando, é só entrar no fórum de discussão e contar com a ajuda dos seus colegas.

Um mundo de muitas possibilidades lhe espera no ensino a distância. Se você ficou interessado em fazer parte, entre no nosso site e conheça os cursos que o Canal do Saber oferece.

Qualquer dúvida e/ ou sugestões, é só entrar em contato através das nossas redes sociais, e-mails ou aqui mesmo nos comentários do blog.


Categorias: Dicas

Tags: ,