Canal do Saber - Soluções Educacionais

Espaço dedicado à produção de informações em Educação a Distância (EAD), com ênfase à graduação, pós-graduação e extensão; apoio ao aluno, elo entre universidade e estudante, referência em geração de conhecimento.

A importância do polo presencial no ensino superior a distância


Students at the library

O ensino superior a distância no Brasil tem crescido em grande velocidade nos últimos anos e os motivos são os mais diversos: facilidade para as pessoas que moram no interior ou que trabalham o dia inteiro, flexibilidade de horário e independência nos estudos são alguns deles.

Porém, por mais que os avanços da tecnologia diminuam a distância física, eles ainda não substituíram por completo a necessidade de um apoio presencial nessa modalidade de ensino. É no polo presencial que os alunos desenvolverão atividades laboratoriais, terão acesso ao acervo da biblioteca, conversarão com os tutores e realizarão as avaliações, por exemplo.

Por isso, na hora de escolher em qual instituição você irá estudar, preste atenção nesses requisitos referentes ao polo de apoio presencial:

1) Avalie sua estrutura física

 

Apesar do ensino ser a distância, o apoio oferecido pelo polo presencial é fundamental no processo de aprendizagem. Por isso, avalie se o local oferece a estrutura física necessária para os seus estudos: biblioteca, salas de aula em boas condições, laboratório de informática, facilidades de acesso são alguns dos requisitos que devem ser avaliados.

 

2) Eficiência da gestão e seus tutores

 

Outro ponto fundamental para a boa qualidade do polo de apoio presencial são as pessoas envolvidas, tanto gestores, quanto tutores.

Os gestores, além de habilidades gerenciais, devem apresentar também habilidades educacionais. Já os tutores, por mais que não estejam dando a aula, deles também são exigidas habilidades de um professor.

 

3) Busque opinião de quem já estuda lá

 

Quando você fizer a visita ao polo presencial da sua região, busque saber a opinião de quem estuda lá. Para isso, durante a sua visita, tente conversar com as pessoas que estarão na biblioteca ou pelos corredores, pergunte sobre a experiência de estudar lá e avalie se todas as suas necessidades serão atendidas.

Ainda não foi suficiente? Então use a tecnologia a seu favor e converse com algum estudante pelas redes sociais. Pesquise grupos e páginas no Facebook, por exemplo, ou use sua rede para perguntar se alguém conhece um estudante da instituição de ensino que você escolheu.

Esses são alguns dos critérios os quais você deverá levar em consideração na hora de escolher sua instituição de ensino a distância. Porém, não são os únicos. Se você está nessa busca, indicamos a leitura do nosso e-book “Guia – Como escolher sua faculdade a distância”. E, se você precisar de mais algum auxílio, pode contar conosoco.

O Canal do Saber tem seis polos de apoio presencial presentes em 6 cidades localizadas nos 3 estados do Sul do país. Todas elas contam com tutoria, biblioteca, salas de estudo e informática. Nos preocupamos também com o acesso de portadores de necessidades especiais, auditórios e salas de projeção.

Entre no nosso site e saiba mais sobre os polos de apoio presencial.


Categorias: Dicas

Tags: ,