Canal do Saber - Soluções Educacionais

Espaço dedicado à produção de informações em Educação a Distância (EAD), com ênfase à graduação, pós-graduação e extensão; apoio ao aluno, elo entre universidade e estudante, referência em geração de conhecimento.

Estudo x Trabalho: 5 dicas para otimizar o seu tempo.


otimizar-tempo

As jornadas de trabalho são longas, as tarefas diárias são extensas e nem sempre é possível fazer tudo que imaginamos. É nessa hora que o sono e até mesmo os estudos ficam em segundo plano.

Você se identifica com essa realidade? Se a resposta for positiva, preste atenção nas nossas dicas de otimização do tempo e aumente sua produtividade.

1) Planejamento!

Uma palavra tão simples, mas que nem todos conseguem colocar em prática. Planejamento exige disciplina e visão a longo prazo, por isso nem sempre é fácil colocá-lo em prática. Mas, com força de vontade e dedicação, você consegue.

A primeira tarefa é sempre traçar metas alcançáveis para o seu dia, semana, mês e até mesmo ano. A partir dessas metas é possível traçar o que deve ser feito hoje para que amanhã seu objetivo seja cumprido.

Você está fazendo um curso de pós graduação a distância e tem um trabalho para entregar na próxima semana? Então divida o projeto em pequenas tarefas e cumpra cada uma delas ao longo dos dias. Não deixe tudo para a última hora – essa dica também é válida para as leituras e estudos extensos.

 

2) Pessoas saudáveis e dispostas produzem mais!

Uma boa noite de sono e alimentação saudável, por exemplo, são fundamentais para que você consiga manter sua rotina de estudo e trabalho sem ficar doente – isso sem falar que eles interferem diretamente na sua memória e afins.

O ideal é fazer pequenas refeições a cada 3h e dormir no mínimo 6h por dia. E, lembre-se: sono e alimentação são dois requisitos fundamentais para te manter saudável, não abra mão deles.

Importante: Não esqueça do seu tempo livre, do lazer e de realizar
outras atividades que te dão prazer. Dar uma volta de bicicleta,
sair com os amigos ou estar com a família. É você quem escolhe!

 

3) Mantenha o foco!

 Facebook, email, Twitter e afins podem facilitar muito a sua vida, porém se bem utilizados. Por isso, não fique abrindo suas redes a todo momento e puxando conversa com seus amigos durante as aulas ou expediente de trabalho.

Nos cursos online é mais difícil fazer isso, já que a aba do seu navegador está ali só esperando você abrir sua rede social. Mas, se isso é fundamental para você, estabeleça horários e limites de tempo que você passará conectado durante o dia.

 

4) O poder do hábito!

Nossos hábitos, positivos ou negativos, influenciam todas as nossas ações e decisões ao longo do dia. Por isso, pare um pouco e pense neles com consciência. Qual hábito te faz bem? Qual hábito te faz mal? Que hábito você precisa pôr em prática na sua vida?

A partir dessas respostas, elimine tudo que está te fazendo perder tempo e foque no que te faz produzir mais. E, se for necessário adicionar na rotina algo que não é do seu agrado, siga a dica do livro “Como criar e modificar hábitos – Produção Ninja”: associe seus hábitos a uma recompensa.

 

Crie uma rotina de estudos e, quando finalizar a tarefa do dia, recompense você mesmo pela conquista.

Crie uma rotina de estudos e, quando finalizar a tarefa do dia, recompense você mesmo pela conquista.

Exemplo: toda semana você tem que fazer um relatório sobre o seu trabalho. Você não gosta de fazer isso e demora uma manhã inteira para finalizá-lo enquanto poderia ter feito em duas horas. Então, todo relatório que você conseguir terminar em duas horas, você irá separar um tempo do seu dia para recompensar o esforço. Faça disso um hábito e seu cérebro irá entender a mensagem.

 

5) Utilize a tecnologia a seu favor

Ela está aí para nos ajudar, por isso não pense duas vezes antes de usá-la. Com uma simples pesquisa no Google você consegue achar várias ferramentas gratuitas para te ajudar nessa missão. Alguns exemplos são:

- Evernote: aplicativo para lembretes, anotações e afins;

- Dropbox: aplicativo que te permite abrir seus arquivos em qualquer dispositivo. Com ele, seus livros e apresentações do trabalho estão na palma da sua mão o tempo todo;

- Waze: ele te dá as informações de como está o trânsito naquele momento. Portanto, você poderá avaliar se aquela é a hora ideal para sair de onde está ou se perderá muito tempo no trânsito.

Colocando essas dicas em prática, você estará preparado para enfrentar a rotina de estudo e trabalho. Não é fácil, mas é sempre muito compensador. O sucesso dos nossos alunos é a prova disso.

Quer entrar para esse time? Então, conheça nossos cursos 100% online.


Categorias: Dicas

Tags: , ,