Canal do Saber - Soluções Educacionais

Espaço dedicado à produção de informações em Educação a Distância (EAD), com ênfase à graduação, pós-graduação e extensão; apoio ao aluno, elo entre universidade e estudante, referência em geração de conhecimento.

Dia Mundial do Meio Ambiente: você pode fazer a diferença!


Earth. Elements of this image furnished by NASA

Os desastres naturais e mudanças climáticas têm se tornado cada vez mais cotidianos na vida da população e, consequentemente, provocado um questionamento tanto para os responsáveis pela preservação do meio ambiente, quanto para a população em geral: que mundo você quer deixar para os seus filhos? E, principalmente, quais filhos você quer deixar para o mundo?

Com o intuito de fomentar ainda mais discussões desse tipo e conscientizar a sociedade de que pequenas atitudes podem fazer a diferença, é que o dia 5 de junho foi instituido como o o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

As mudanças climáticas estão no foco!

 

Já que 2014 é o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, o foco será principalmente as mudanças climáticas, fator de vulnerabilidade e risco para essas ilhas.

E, para mostrar que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode ajudar nessa missão, o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, escreveu uma carta em uma rede social com a seguinte mensagem: “Mais do que nunca as pessoas querem garantir um planeta saudável para as futuras gerações, e há muitas maneiras de garantir isso. Seja um campeão do clima, mantenha-se informado e espalhe a mensagem de que a mudança climática não é apenas um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para construir um futuro melhor para todos e cada um de nós”, disse ele.

 

Faça a sua parte!

 

Então, essas são as dicas das Nações Unidas para que no dia a dia possamos contribuir para um mundo melhor:

 

1) Em casa: reduza, reuse, recicle

- Reduza o consumo de embalagens;

- Substitua lâmpadas e aparelhos antigos por novos que tenham consumo eficiente;

- Use a máquina de lavar apenas quando estiver cheia e não use água aquecida;

- Plante árvores

 

2) No trabalho ou em outros lugares

- Imprima em frente e verso;

- Sempre use copos e talheres reutilizáveis;

- Pense antes de viajar. Se uma videoconferência for o suficiente, poupe as despesas e a emissão de CO2;

- Use a escada no lugar do elevador sempre que possível;

 

Além das atitudes diárias, você também pode escolher ao menos uma atividade especial para comemorar o dia de hoje. Seja limpando a sua rua, não usando o carro ou plantando uma árvore. Com pequenas atitudes, podemos ter grandes resultados – ainda mais em escala mundial.

 

Chame seus amigos!

 

E não esqueça de compartilhar a sua ação comemorativa com os seus amigos, afinal de contas ela irá incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Em 2013, segundo o site das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi responsável por mais de 200 mil postagens em blogs e 200 milhões de usuários ativos no Twitter, rede em que o assunto ficou entre os mais comentados em pelo menos 15 países.

E, além de publicar nas mídias digitais, você também pode registrar sua atividade do dia no site da Unep.

 

Que tal estudar para ser um profissional da área?

 

Se você é um amante do assunto e deseja aprofundar seus conhecimento na área, conheça o curso a distância de Gestão Ambiental do Canal do Saber oferecido em parceria com a UnisulVirtual.

Sendo tecnólogo em Gestão Ambiental, você poderá atuar no planejamento e desenvolvimento sustentável com o intuito de melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e manutenção da bioesfera.

Saiba mais sobre o curso de Gestão Ambiental.


Categorias: Artigos

Tags: , ,